A propaganda no Brasil sempre rendeu destaque mundial. Quebrar tabus, revolucionar e dizer algo de uma forma nunca dita. É inegável o talento das agências e suas equipes quando se trata de criatividade. Vamos relembrar 5 grandes campanhas e nos inspirar com o poder criativo dos publicitários brasileiros? Vamos lá:

1 – A Volkswagem optou pelo simples, como ninguém havia pensado nisto antes? Ela trouxe seu comercial do Novo Fusca para o ano de 1970, onde um apresentador mostrava as principais funcionalidades do carro para um público que só conhecia o Fusca. A ideia é simples, porém criativa e cativou o público de 2013.

2 – “O primeiro Valisére a gente nunca esquece” a propaganda foi marcada pela frase, mas muito além disso foi ressaltada como polêmica para a época, pois expunha uma garota de 11 anos com seu primeiro sutiã, em seguida ela caminhava pelas ruas atraindo toda atenção. A Campanha transformou Washington Olivetto em um dos mais conhecidos publicitários do Brasil.

3 – A campanha da Santa Casa em parceria com a agência Y&R marcou o ano de 2008. No comercial um cão aguardava triste a chegada de seu dono, um homem então chama a atenção do cãozinho ao passar pela rua, o cachorro late, mas o homem não entende o está acontecendo e vai embora, o animal retorna inconsolável para dentro de casa e tudo termina com a frase “Quando você doa seus órgãos, uma parte de você continua viva.” O comercial foi destaque em várias feiras e ganhou diversos prêmios.

4 – Paim criou uma campanha para Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) onde retrata diversas mãe amamentando seus bebês, porém sobre o seio foram tatuados diversos alimentos prejudiciais à saúde, como Lanche estilo Fast-Food, Refrigerante e Donut. As peças alertam as mães sobre como a ingestão indevida desses alimentos podem prejudicar seus bebês. A campanha criou fama internacional e as peças foram reproduzidas no Daily Mail da Inglaterra que a chamou de “perturbadora”. Contudo a campanha foi vetada no Brasil.

PAIM

5 – O Boticário, a empresa revolucionou a TV brasileira ao transmitir em rede nacional um comercial onde casais heterossexuais e homossexuais trocavam presentes no Dia dos Namorados, a campanha foi um tiro no escuro, pois nenhuma outra empresa havia se arriscado tanto em horário nobre; alguns clientes recorreram ao site Reclame Aqui para denunciar sua insatisfação com o comercial e a todo momento O Boticário não recuou, manteve-se firme em rebater — “O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha “Casais”, que estreou na TV aberta no dia 25 de maio, é abordar com respeito e sensibilidade a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor. Independente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista.Graças a essa campanha a companhia faturou o prêmio Grand Effie o maior no Effie Awards Brasil 2015.