As cores de uma identidade visual podem dizer muito sobre a empresa, impactar e despertar sensações importantes nas pessoas, antes mesmo de se tornarem clientes. As cores quentes costumam despertar sentimento de excitação, além de aguçar o apetite e estimular o vigor. Vermelho, laranja e amarelo são responsáveis pela felicidade, otimismo e energia por estarem mais próximas do sol e fogo. As cores frias tendem a ter efeito calmante. Normalmente o azul, verde e roxo são empregadas por empresas que anseiam exibir saúde, beleza, credibilidade, sustentabilidade, tranquilidade e nobreza.

Amarelo > Esta é a cor mais brilhante e feliz, fortemente associada a juventude e energia, também se mostra como uma cor predominante, podendo atrair toda atenção em um layout. + Energia, Criatividade, Inteligência, Felicidade e Atenção / – Irresponsabilidade e Instabilidade.

Laranja > O laranja é caloroso e ambicioso, muito aceita entre os jovens e produz um efeito revigorante no cérebro. + Coragem, Confiança, Afabilidade, Saúde e Sucesso / – Ignorância.

Vermelho > Não é segredo que o vermelho desperta o amor, poder, força e calor. Emocionalmente é a cor mais intensa. + Amor, Calor, Poder, Fome e Destaque / – Raiva, Perigo e Aviso.

Verde > Simboliza a natureza e os organismos. O verde também está associado ao dinheiro, e é a cor mais relaxante para os olhos. É utilizada para demonstrar o crescimento e inspirar possibilidades. Está em oposição ao vermelho e transpassa segurança, além de ser mundialmente utilizada em campanhas ecológicas. + Natural, Saúde, Tranquilidade, Fertilidade, Riqueza / – Inveja, Ciúme e Culpa.

Azul > Uma das cores mais estampadas pelas empresas, a cor azul está plenamente ligada ao céu, despertando sensação de paz, espiritualidade e harmonia. Constantemente utilizada por serviços e empresas relacionadas à limpeza, ao ar, à água e ao mar; também é adotada por empresas tecnológicas e altamente aceita entre os homens. + Serenidade, Lealdade, Segurança, Modernidade e Determinação / – Frio e Impessoal.

Roxo > Sempre foi ligada à riqueza, nobreza e elegância, embora também seja o símbolo da luxúria. Desperta a sabedoria, dignidade e a magia. De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unicos, 75% dos adolescentes preferem roxo e é a cor mais aplicada em layouts direcionados ao público feminino. + Fantasia, Criatividade, Emocional, Sexualidade e Ambição / – Melancolia e Individualidade.